Lúcia Facco
Lúcia Facco é carioca, graduada em Letras (Português-Francês), especialista e mestre em Literatura Brasileira, doutora em Literatura Comparada pela UERJ, crítica literária e escritora. Durante todo o seu trajeto como pesquisadora, vem buscando compreender as manifestações do homoerotismo na literatura. Em sua escrita podemos identificar essa pesquisa, bem como perceber a sua preocupação em naturalizar as relações homoeróticas (especialmente as femininas), tirando-lhes o caráter de “coisa excêntrica”, trazendo-as para o cotidiano.
É autora de:
• As guardiãs da magia, publicado pela Editora Malagueta em 2008.
• Era uma vez um casal diferente, sua tese de doutorado sobre homofobia na literatura infantil, publicada pela Summus em 2009.
• O conto “Diário”, publicado na coletânea de contos Todos os sentidos: contos eróticos de mulheres, CL Edições Autorais, 2003, ganhador do Prêmio Alejandro Cabassa da União Brasileira de Escritores de melhor livro de contos do ano;
• As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea, publicado em 2004 pelas Edições GLS, ganhador do Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos na categoria Cultura-Literatura;
• Lado B: histórias de mulheres, livro de contos publicado em 2006 pelas Edições GLS;
• O conto “São Tomé das Letras”, publicado na coletânea de contos Elas contam, publicada em 2006 pela Editora Corações e Mentes, tendo sido também organizadora deste livro.
Organizou ainda o livro Victória Alada de Lara Lunna, publicado em 2007 pela Editora Corações e Mentes, e tem vários artigos e ensaios publicados em periódicos técnico-científicos.
Assista aqui Lúcia falando sobre o livro que escreveu para a Malagueta.